Autora: Olga de Dios
Ilustradora: Olga de Dios
Tradutora: Mouzar Benedito
Gênero: Narrativo – fábula original
Tema: Mundo natural, meio ambiente,
plantas, Biologia e Ciências
Indicado para: Pré-escola
Páginas: 40
ISBN do livro do
professor: 978-65-89900-01-6
ISBN do livro do
estudante: 978-65-89900-00-9
Editora: Boitatá
Encadernação: Brochura
Ano de lançamento: 2018
Rã de três olhos
A rã de três olhos vive em uma lagoa tão poluída que precisa usar um maiô para proteger sua sensível pele. Dia após dia, vai percebendo que o lugar em que vive está cada vez mais cheio de coisas. De onde vêm tantos objetos? Ela salta cada vez mais alto para entender o que se passa na lagoa e resolve mudar essa situação.
Uma reflexão provocadora sobre o estado do planeta, com ilustrações expressivas que animam o pequeno leitor a participar da solução, Rã de três olhos encanta pela mensagem sobre a necessidade de um compromisso ecológico. Neste livro, vemos que a busca coletiva por alternativas ao desenvolvimento predatório é uma saída para resolver problemas aparentemente difíceis e, a cada página, Olga de Dios expõe as dificuldades de viver na pele dos anfíbios, grupo mais ameaçado do planeta. As descobertas da rã falam sobre a importância da preservação, da cooperação e da reciclagem e incitam nos pequenos leitores a curiosidade e a empatia necessárias para ajudar a solucionar problemas – do presente e do futuro.
Indicado para leitores iniciantes! Nesta categoria incluímos títulos instigantes inclusive para os boitatinhas mais novos, desde os primeiros anos de vida, com a possibilidade da leitura acompanhada. As ilustrações são superatraentes e já reforçam o vínculo rico entre texto escrito e imagem, com diversas camadas possíveis de narrativa.
Leia um trecho:
Saímos na mídia:
Olga de Dios é formada em arquitetura e em ilustração e desde 2014 dedica-se integralmente à produção de livros infantis. Seu trabalho consiste no tratamento lúdico e delicado de temas como: a diversidade afetiva e sexual, a igualdade de gênero e a aceitação de identidades diferentes das normativas, o respeito ao meio ambiente, o consumo responsável e a livre divulgação da cultura. Pela Boitatá, publicou Pássaro amarelo (2016), O monstro rosa (2016), Rã de três olhos (2018), Em família (2018), Os três irmãos de ouro (2019), Leotolda (2020) e Monstro Azul (2022).