O título Troca-tintas já indica uma grande trapalhada. De fato, começa como se o ilustrador tivesse colorido errado os objetos de sua história, que é singela, mas cheia de sugestões. Principia parecendo uma narrativa comum de “era uma vez”, mas logo as coisas se mostram menos normais do que esperamos. Junto de dois amigos, uma pipa vermelha e um cachorro alaranjado (até aí tudo normal), surge uma árvore… branca! O narrador resolve recomeçar, mas eis que surge uma nuvem… verde!
Aqui o autor nos propõe uma quebra dos padrões tradicionais de conceber a imagem, balançando nossas associações mais comuns entre objetos e cores. Mostra um mundo ficcional em que tudo pode ser diferente, sugerindo, de maneira divertida e inteligente, outras formas de encarar e de construir a vida.
Indicado para leitores em descoberta! Os livros desta faixa podem conter mais texto, tendo em vista uma leitura acompanhada ou a fim de instigar o reconhecimento da escrita e a decodificação do texto. As ilustrações seguem estimulantes, e há presença de recursos de linguagem que contribuem para o desenvolvimento de um senso crítico e de valores.
Leia um trecho:
"O título já indica a grande trapalhada. De fato, o livro começa como se o ilustrador tivesse colorido errado os objetos de sua história. Aproveitando a metalinguagem, Gonçalo Viana nos faz refletir sobre nossas próprias formas de contar histórias e desenhar, nos faz pensar que aquilo que nos parecem erros na figuração dos objetos, como uma nuvem verde e uma árvore branca, podem ser, no fundo, formas mais livres de representar a realidade."
João Cândido Maia
Confira book trailer da edição portuguesa da Orfeu Negro!
Prêmio Bologna Ragazzi 2020 | Menção Especial Opera Prima
Selecionado para o catálogo internacional ”The White Ravens” 2020
Selecionado para o Nami Concours 2021
Selecionado para a Society of Illustrators 2021 | Exposição Anual ‘The Original Art’
Selecionado para o “Communication arts” annual competititon 2021 | Ilustração
Selecionado para o Baba Kamo 2019 | Festival de Livro Ilustrado de Valência
Gonçalo Viana é formado em arquitetura, mas há algum tempo dedica-se exclusivamente a ilustrações, trabalhando para livros e revistas em diversos países e colecionando prêmios. Com Troca-tintas, publicado pela Boitatá em 2021, recebeu, em 2020, a prestigiada menção especial na categoria “Opera Prima” da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha.