Tuto, Catalina e Kasper decidem passar a tarde na casa da amiga Leotolda, porém, chegando lá, ninguém os recebe. Os amigos a procuram por todos os cômodos da casa, considerando que, pelo fato de a amiga ser grande, não seria possível esconder-se em qualquer lugar. Eles decidem, então, olhar dentro do armário, dando início a uma viagem fantástica, repleta de experiências compartilhadas. Em busca de Leotolda, os três contam com a ajuda de dinossauros, uma baleia, outros personagens especiais e, inclusive, do próprio leitor! Leotolda narra uma jornada baseada na amizade.
Como um belo instrumento de estímulo à criatividade, o livro abre aos alunos a possibilidade de imaginar a protagonista, que não aparece ilustrada; vislumbrar novas formas de narrar e representar com texto e imagem; e criar conversas fantásticas com colegas e/ou mediadores de leitura.
Indicado para leitores iniciantes! Nesta categoria incluímos títulos instigantes inclusive para os boitatinhas mais novos, desde os primeiros anos de vida, com a possibilidade da leitura acompanhada. As ilustrações são superatraentes e já reforçam o vínculo rico entre texto escrito e imagem, com diversas camadas possíveis de narrativa.
Leia um trecho:
"Lembrando as peripécias do poeta e dramaturgo Luigi Pirandello, a irreverente Olga de Dios busca encenar no livro novos lugares – uma espécie de ecologia da diversidade –, renunciando a estereótipos na construção das personagens, ao distanciamento do leitor na construção de uma narrativa e à própria arquitetura das páginas, abertas não só à imaginação mas igualmente à ação da criança."
Leotolda resgata o poder da criatividade. É o leitor – e só ele – quem poderá ajudar a encontrar a amiga desaparecida e trazê-la de volta para as páginas deste livro.
Selecionado entre os 30 MELHORES LIVROS INFANTIS DO ANO da Revista Crescer 2021
Olga de Dios é formada em arquitetura e em ilustração e desde 2014 dedica-se integralmente à produção de livros infantis. Seu trabalho consiste no tratamento lúdico e delicado de temas como: a diversidade afetiva e sexual, a igualdade de gênero e a aceitação de identidades diferentes das normativas, o respeito ao meio ambiente, o consumo responsável e a livre divulgação da cultura. Pela Boitatá, publicou Pássaro amarelo (2016), O monstro rosa (2016), Rã de três olhos (2018), Em família (2018), Os três irmãos de ouro (2019), Leotolda (2020) e Monstro Azul (2022).